Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Sistema de Bibliotecas

Como me cadastro para utilizar os serviços da Biblioteca?

Discente: Acesse o SIGAA – Portal discente – Aba Biblioteca – Cadastrar para utilizar serviços da biblioteca;

Servidor: Acesse o SIGAA – Módulo servidor – Cadastrar para utilizar serviços da biblioteca;

Como sei se um material existe na biblioteca?

Pesquise no catálogo online

Quantos livros posso pegar? Por quanto tempo?

POLÍTICA DE EMPRÉSTIMO DO SISBI

Posso realizar a renovação on-line?

Sim. A renovação pode ser feita online pelo SIGAA – Aba biblioteca ou presencial na Biblioteca, até a data da devolução, após essa data o sistema começa a computar os dias de suspensão.

Como faço para realizar reserva de um material?
Acesse SIGAA – Biblioteca – reserva de materiais – solicitar nova reserva.

Outra pessoa pode pegar livros (ou outros itens) pra mim ou renovar? 

Não, mas pode devolver.

Lembramos que: sua senha é intransferível, todo material que estiver em seu nome é de sua responsabilidade!

Como faço para encontrar um livro no acervo?

Pesquise o material desejado por título, autor ou assunto em nosso catálogo online, em seguida, anote o número de localização e o encontre na estante.

Como obter o termo de quitação?

Discente: Acesse o SIGAA –  Aba biblioteca – Verificar minha situação / Emitir documento de quitação

Servidor – Acesse o SIGAA – Módulo servidor – Verificar minha situação / Emitir Documento de Quitação

Posso fazer empréstimos em qualquer biblioteca da UFERSA?

Sim.

Realizei empréstimo de uma obra numa biblioteca de um campus, mas gostaria de devolvê-la na biblioteca de outro campus, posso?

Não, a obra deve ser devolvida na biblioteca onde foi emprestada.

Como devo proceder em caso de extravio ou dano do material?

Nos casos de extravio de qualquer natureza que impeçam a devolução de obras emprestadas, o usuário deverá comunicar imediatamente o fato ao bibliotecário. Toda obra danificada ou extraviada em poder do usuário, o sujeitará a substituí-la por exemplar idêntico ou ainda por uma equivalente no caso da obra estar esgotada, através da indicação da biblioteca.

Conforme o Manual de normas, rotinas e procedimentos informacionais.

 

O que é Portal Capes?

O Portal de Periódicos da Capes, é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Conta com um acervo de mais de 30 mil títulos com texto completo, 130 bases referenciais, dez bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

Como acessar ao Portal Capes?

O portal Capes está disponível a todos os professores, alunos e técnicos administrativos que tenham acesso a Internet através da rede da UFERSA, é possível acessar de qualquer computador da universidade. Basta acessar www.periodicos.capes.gov.br (Não há necessidade de realizar qualquer configuração nos navegadores). Para solicitar o acesso doméstico acesse aqui.

Como faço para acessar a Biblioteca Virtual PEARSON?

O acesso pode ser realizado diretamente pelo SIGAA>Biblioteca>Biblioteca Virtual

Outra opção é pelo site Acesse aqui digitando como LOGIN seu CPF ou e-mail e a senha que você definiu (isso após estar constando seu acesso no SIGAA), utilize como login seu CPF ou  e-mail vinculado ao SIGAA (tido como pessoal no sistema) e clique em Esqueci minha senha, você deverá receber no seu e-mail

OBS: Caso seu CPF inicie com o zero e não consiga se logar, gentileza tente novamente sem digitá-lo e verifique se consegue. Se ainda assim não conseguir, entre em contato com sua biblioteca por e-mail e informe seus dados: nome, curso, matrícula e CPF, que buscaremos a solução.

Conhecimento a um clique: Manual de uso

Como faço para acessar a Biblioteca Virtual Minha Biblioteca?

O acesso é através do SIGAA > Biblioteca.

Caso não consiga acessar, entre em contato por e-mail com a biblioteca do seu Campus e informe seus dados: nome, curso, campus e e-mail (o informado como pessoal e institucional no SIGAA), que buscaremos a solução.

Como faço para ter acesso as normas da ABNT?

O Sistema de Bibliotecas/UFERSA dispõe do serviço GedWeb para acesso a normas ABNT/NBR/NM, além do acesso a legislações de órgãos reguladores nacionais, como INMETRO, ANEEL, ANVISA e CONAMA. Entenda como funciona aqui.

Tenho dúvidas sobre as normas da ABNT, a quem devo pedir ajuda?
Enviar agendamento para referencia@ufersa.edu.br.

A Biblioteca oferece serviço de normalização?

Não, no entanto, oferecemos Capacitação e material didático e capacitação para orientá-lo nessa tarefa.

Material Didático: Slides para TCC descomplicado, Normas ABNTNormas de apresentação tabular (IBGE,1993) – Livro completo, Vídeo-aulas

 

INFORMAÇÕES SOBRE TCC’s (Graduação e Pós-Graduação)

Após a entrega do TCC, o que eu devo fazer junto a Biblioteca?

Emitir o nada consta. É retirada através do SIGAA módulo Biblioteca> Verificar minha Situação> Emitir Documento de Quitação.  ATENÇÃO: Informamos que ao emitir o termo de quitação você NÃO poderá mais realizar empréstimos ou solicitar ficha catalográfica.

Caso as dúvidas persistam, enviar e-mail para: circulacao.bcot@ufersa.edu.br.

 

Como assinar a folha de aprovação?

Deve ser assinado pelo(a) orientador(a) e pelos membros da banca examinadora. No caso dos TCCs (artigos), aprovados pelo Colegiado de curso para publicação em revista científica, deve ser enviado um documento comprobatório (exemplo: memorando ou e-mail) pelo Colegiado/Coordenação de Curso informando a dispensa da banca e a autorização para publicação em revista.
Como enviar o TCC, a  Carta de Anuência do Orientador e o  Termo de Autorização para Publicação no RDU-UFERSA?
Em formato PDF-A (formato de ficheiro para arquivamento de longo prazo de documentos eletrônicos), acompanhado das devidas assinaturas (em formato eletrônico)
Como fazer a ficha catalográfica?
OBS: Para artigos esta etapa é dispensada. O Sistema gerador de ficha catalográfica é disponibilizado através do SIGAA para toda a comunidade acadêmica da instituição. Acesse o sistema ATRAVÉS DO SIGAA > Biblioteca > Serviços ao usuário > Serviços Diretos > Criar ficha catalográfica e preencha o formulário, mas tenha atenção na leitura das orientações de preenchimento dos campos. IMPORTANTE: Considerar com letras MAIÚSCULAS: apenas a inicial do título e as iniciais de nomes próprios ou científicos. Esta ficha deverá constar logo após a folha de rosto e não deve ser contabilizada no número de páginas do TCC. Este procedimento deverá ser realizado ANTES da quitação de vínculo (Nada Consta).
É obrigatório o cadastramento no Repositório Digital da UFERSA?
Não. Ele será obrigatório a partir do semestre 2023.2.
Em quais documentos devem constar assinaturas eletrônicas?
  • Carta de Anuência do Orientador (responsabilidade docente e apenas para GRADUAÇÃO)
  • Folha de Aprovação  (responsabilidade docente)
  • Termo de Autorização para Publicação no RDU-UFERSA  (responsabilidade discente)
Meu TCC em formato de artigo foi aprovado para publicação em uma revista. O que devo fazer em relação ao depósito na Biblioteca?
Deve ser enviado para a Biblioteca a versão de submissão, seguindo o Template para Artigos. O Artigo deve conter o nome do orientando, orientador e coorientador (se houver).
O que é a assinatura eletrônica?
A assinatura eletrônica permite que você assine um documento em meio digital a partir da sua conta gov.br. O documento com a assinatura digital tem a mesma validade de um documento com assinatura física e é regulamentado pelo Decreto Nº 10.543, de 13/11/2020.
O Que é a folha de aprovação?
É a folha incluída após a ficha catalográfica. Tem por finalidade básica, dispor a data de aprovação do TCC e as assinaturas dos membros da banca examinadora.
Por onde enviar o meu TCC?
GRADUAÇÃO: Deve ser enviado por meio do Google Forms. A partir de 1º de maio será liberado um formulário por curso de graduação.
PÓS-GRADUAÇÃO: Deverão ser enviados para Secretaria do seu Programa de Curso a versão eletrônica do TCC  salvo em PDF A + Termo de autorização (em arquivo separados).
Preciso anexar a ata de defesa?
Não. A Ata é uma prerrogativa do Orientador e da Coordenação do Curso.

 

Maiores informações estão disponíveis  em Orientações aos Concluintes.

 

ATENÇÃO:

Conheça também nosso Guia do Usuário 2023

Caso sua dúvida não esteja elencada nesta lista, você poderá fazer uma consulta através do email : direcaosisbi@ufersa.edu.br 

24 de setembro de 2014. Visualizações: 7548. Última modificação: 05/03/2024 11:22:41