Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Sistema de Bibliotecas

Mecanismo Online para Referências

 

MORE: Mecanismo On-line para Referências foi desenvolvido por Maria Bernardete Martins Alves (bibliotecária) e Leandro Luis Mendes (aluno de graduação em Sistemas de Informação), numa parceria entre a BU (Biblioteca Universitária) e o RExLab (Laboratório de Experimentação Remota), sob a coordenação de João Bosco da Mota Alves (professor titular do Departamento de Informática e de Estatística, INE, e coordenador do RExLab), todos da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), no âmbito do Projeto ALFA II-0465-A – RExNet Yippee (Remote Experimentation Network – Yielding an Inter-university peer-to-peer e-service), do qual a UFSC é uma das 10 universidades envolvidas dos 5 países participantes. Tanto o RExLab quanto o consórcio RExNet tem como princípio basilar, a inclusão social em todas as suas modalidades, e MORE não foge a essa regra, pois é um serviço gratuito.

MORE é uma ferramenta gratuita e fácil de usar, que produz automaticamente citações no texto e referências no formato ABNT, para quinze (15) tipos de documentos, a partir de formulários próprios, selecionados em um menu principal. Os documentos cobertos pelo mecanismo são os mais usados no meio acadêmico: livros, dicionários, enciclopédias, teses e dissertações, artigos de revistas, artigos de jornais, nos formatos impresso e eletrônico, além dos documentos exclusivos em meio eletrônico: home-page e e-mail.

Além disso o programa automatiza alguns procedimentos, tais como: a inversão dos nomes dos autores (sobrenome, prenomes); uso de maiúsculas e minúsculas, grifo no título e pontuação.

É possível, ainda, acessar também o MORE ESTILO VANCOUVER (CLICANDO AQUI)  !

O que é o Norma Vancouver?

A primeira norma publicada foi em 1979, e foi criada por um pequeno grupo de editores de revistas médicas que reunido em Vancouver (Canadá), para estabelecer diretrizes para a formatação de manuscritos para publicação em suas revistas. O estilo Vancouver inclui também os formatos para referências desenvolvidos pela National Library of Medicine dos Estados Unidos da América (NLM). Este pequeno grupo de editores se transformaram na Comissão Internacional de Editores de Revistas Médicas – International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE), e reúne periodicamente para as atualizações necessárias, assim como a ABNT faz no Brasil.

Onde é aplicada a Norma Vancouver?

Uma vez que o estilo ABNT engloba todas as ramificações de estudos presentes no Brasil, o estilo Vancouver é voltado para área da saúde, principalmente nas áreas de enfermagem, medicina, fisioterapia. Para conhecer mais sobre o a norma no estilo Vancouver acesse o site do ICMJE pelo link: www.icmje.org, o conteúdo do site encontra-se em inglês.

16 de fevereiro de 2017. Visualizações: 3023. Última modificação: 20/11/2018 15:34:11